domingo, 10 de janeiro de 2010

Quase 40 semanas


Hoje acordei com “fogo na bunda”. Essa frase era da minha vó Lica, isto é, cheia de energia e vontade de fazer algo. Nem parecia que existe uma mega barriga aqui em baixo. 7 da manhã e eu já fazendo planos pra hoje e sorrindo pro sol. Piscina!!


Pus a mesa do café, fui cutucar o Eduardo na cama e às 8 já estavamos na água. Estar na piscina com essas quase 40 semanas é indescritível. Nada dói, as pernas não pesam, a lombar relaxa, os pés desincham e a barriga não é afetada pela gravidade, o que dá um bem-estar na bexiga (coisa raríssima nessas últimas semanas). Porém, na hora de por os pés na escadinha para desatolar das águas, parece que estamos com pedras nos ombros. Tudo pesa e a bexiga urra. Bom, o fogo na bunda já acabou há uma hora...rs. Estou com a pancinha de lado na cama.

Ontem à noite achei que estava caminhando pro desfecho da gestação. Fui dormir acabada, dolorida. E hoje acordo assim, como se nada tivesse acontecido. Toda noite me vêm dores suspeitíssimas. Muito curiosas as sensações desse finalzinho, às vezes leve e cheia de energia e às vezes mais lenta que bicho preguiça.

Compartilhando minhas sensações com minhas queridas amigas, recebo muito amor e apoio. E dicas. Acabo de ser brindada com estas, da Tati:

“Ah!!!!


lembrei de mais uma que me ajudou muito no parto (no trabalho de parto).

Lembram que fiz quase todo ele sozinha em Arthur Nogueira, pois achei que a dor ainda não estava no ponto e quando resolvi ir ao Hopsital (Caism da Unicamp) as contrações já eram quase contrações de parto (estavam de 5 em 5 min e as de parto acho que eram de 3 em 3 min). Bom, o motivo de eu ter conseguido não sentir dores intensas no trabalho de parto foi simplesmente respirar direito. A lógica é simples. Tudo deve estar bem oxigenado... e a mami deve estar calma.

Motivo da segunda - mami deve estar calma pois o parto para o bebe já é estressante... então quanto mais mami calma, menos um stress para o baby... e obvio deve-se priorizar o stress do neném (ai a gente já vai aprendendo quem passa a reger nossos esforços). Então tem que ficar calma, deixe que os médicos cuidam do resto, e principalmente a natureza (nosso corpo dá conta acredite)... à mãe cabe ficar o mais calma possível.

Agora a primeira - Aqui entra a respiração. Melhor que seja de qualidade. Minha médica disse que era bobagem tipos específicos de respiração (ex. tipo cachorrinho)... ela disse que eu tinha que respirar bem, profundamente, oxigenando o organismo...

E foi por conta desta orientação que resolvi durante hooooooras... (no mínimo das 2 da tarde até as 9 da noite) brincar de respirar profundamente toda a vez que vinha uma contração (o médico tinha me garantido que Tainazinha chegaria em um ou dois dias apenas). Me recostei bela e formosa na cama, depois de uma almoço de pratada, e a cada vez que sentia um sinal de contração chegando, como uma ondinha rasa que vem do mar e que aos poucos vira um tsumani, começava a respirar profundamente e com calma... como nos exercídios de coral (Dri, ja fez coral??). Inspirava abrindo espaço ´na barriga´ com o que se chama de respiração abdominal, e depois com o peito (respiração superior), mantinha ela assim e soltava bem devagarzinho. Várias vezes, sem pressa. Percebi que se fizesse esta proeza bem feita a dor da contração durava não 30 segundos, mas 10, 15 segundinhos...



Foi assim que cheguei em Barão com Tainazinha quase nascendo e sem precisar de anestesias.


A anestesia foi a calma e a respiração.



Moral da história:


A natureza dá conta.


Respire com qualidade


Reduza as variáveis de stress (prioriza o stress do neném, já está de bom tamanho)”



Estou, como digo, tranquila. Ansioso está o Eduardo, ontem a tarde parecia enjaulado e à noite com dores como as minhas. . E contando minutos nos dedos estão a mãe dele e meus pais.

2 comentários:

  1. Oi Adriana, gostei muito do teu blog, acabei de conhecê-lo! Estou grávida de 27semanas de uma menina chamada Marina. Ontém fiz meu primeiro chá de fraldas (não dá pra juntar todos num lugar só, então serão três.), pedí fraldas tam. M, mas estou na dúvida da quantidade de P e G a pedir nos próximos. sei que tudo vai depender do tamanho e peso dela, assim como o seu desenvolvimento depois do nascimento, mas se alguém puder me dar uma dica, será ótimo.
    Tenha um tranquilo fim de gravidez, uma ótima hora do parto e tudo de bom!

    Bjs, Dani Valença.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDOS ADRIANA E EDUARDO! QUE MARIA EDUARDA SEJA BEM VINDA. PELO SEU BLOG, QUE É MUITO LINDO, FIZ OS CÁLCULOS DA SUA GRAVIDEZ: A SUA DUM FOI EM 09/04/09, EM 14/01 IRÁ FECHAR 40 SEMANAS, QUE SERÁ A DATA PROVÁVEL DO PARTO. MAS A GESTAÇÃO PODE CHEGAR A 42 SEMANAS, SEM PROBLEMAS. MAS É O OBSTETRA QUEM DECIDE O MELHOR PARA MÃE E BEBÊ. ACREDITO QUE VC IRÁ A TRABALHO DE PARTO ENTRE QUARTA/QUINTA. MAS SE MARIA EDUARDA DECIDIR ESPERAR, O MÉDICO FARÁ O PARTO INDUZIDO NA 41 SEMANA. ENQUANTO ISTO FAÇA CAMINHADAS SUAVES, RESPIRE COM CALMA E SEM ESTRESSE E DEIXE A NATUREZA AGIR. ÀS VEZES, O BEBÊ SE ENCAIXA NO CANAL DE PARTO DE UMA MANEIRA DIFERENTE; POR EXEMPLO, PÉLVICA. ELA PODERÁ ESTAR SENTADA. POR ISSO, HAVERÁ UMA INDUÇÃO DO PARTO, QUE PODERÁ EVOLUIR PARA UM PARTO CESÁREO, SEM PROBLEMAS. FIQUE TRANQUILA.ELA VIRÁ BEM. ME AVISE. REZAREI PARA N.S. DO BOM PARTO.MARIA EDUARDA NASCERÁ LOGO, VOCÊ VAI VER! DEUS ABENÇOE OS TRÊS!
    ENFERMEIRA REGINA

    ResponderExcluir