Maria Eduarda agora almoça e janta muito bem, com direito a fruta de sobremesa e golinhos de água. Mas tivemos nossos percalços. As primeiras refeições de Maria foram bem. Lá pelo quarto dia começou a fechar a boca e já não queria nada. Demorei três semanas, algum estresse e várias lágrimas dela para eu descobrir que o problema não era o gosto da comida, mas a textura. Até então eu seguia a orientação de apenas amassar com o garfo a sopinha. Depois de berros e berros experimentei a peneira... e foi o paraíso. Boquinha aberta feito passarinho.
Hoje surgiram duas geminhas brancas na gengiva inferior. Minha mãe (minha consultora) aconselhou-me a começar a misturar uns pedacinhos não peneirados em meio à papinha. Fiz isso e hoje Maria jantou como uma princesa, às 19h.
Não só a alimentação mudou. Seus padrões de sono também. Ela dormia melhor aos cinco meses que agora, aos quase sete. Antes ela ia para o berço por volta das 19h e despertava depois das 6h. Agora ela dorme e acorda na mesma hora, porém com uma ou duas mamadas aí no meio. Não sei o que acontece, se é falta de calorias por causa do frio... se é sede pelo aquecedor em seu quarto... se são os dentinhos incomodando. Sei que faz um mês não durmo bem e concluí (uma vez mais?) que mães são pessoas cansadas. E que mães que trabalham fora são pessoas excessivamente cansadas.
Maria Eduarda aprendeu a sentar e a novidade é jogar brinquedos no chão e olhar aonde caíram. Está muito falante, repetindo inúmeros TATANANADADATETETETETE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário